terça-feira, 11 de março de 2008

Quinta-feira, 27 de Março e Sexta-feira, 28 de Março

Workshop de Teatro e Expressão Dramática

Assinalando o Dia Internacional do Teatro, irá decorrer na nossa associação um workshop de teatro e expressão dramática coordenado pelo formador Nuno Meireles.
Abaixo deixamos a informação relativa ao workshop.


Formador:
Nuno Meireles
Licenciado em teatro pela ESMAE, detém uma pós-graduação em dança pela FMH. Estudou encenação no Seminário de Jovens Encenadores, no TDMII, com Eimuntas Nekrosius, Guedanni Bogdanov e Kristian Lupa.
Actor profissional desde 1997, já trabalhou com Teatro de Marionetas do Porto, Teatro Maizum, Teatro Bábá, A Escola da Noite, Cacto e Bonsai, Seiva Trupe e Ácaro, em Lisboa, Porto e Coimbra. Dedica-se sobretudo à comédia.
Como professor lecciona desde 2003 a disciplina de Jogo Dramático na ESAP. Dirigiu o Curso Livre de Teatro da ESMAE entre 2003 e 2006. Também já orientou formações no curso de teatro da ESMAE e no TUM, além de ter leccionado na Oficina de Expressão Dramática na Escola Secundária da Maia.

Utiliza o jogo e o lúdico como aprendizagem teatral.

Inscrições: 35 € p/ pessoa

Local de inscrição: Associação Cultural Mutantes ou através do e-mail: associacaomutantes@gmail.com

Objectivos: Este workshop é constituído por duas partes: uma primeira parte de Expressão Dramática (primeiro dia) e uma segunda de prática do Teatro (segundo dia). Pretende-se, assim, na primeira parte desenferrujar-se a
expressividade do corpo e da voz e na
segunda parte aplicar-se corpo, a voz e a imaginação no
contexto da criação em teatro de uma cena.

Em termos de Expressão Dramática, trabalharemos a exploração do movimento e a consciência de si, a respiração e a voz. Não há aqui
preocupações com a comunicação, senão com as múltiplas possibilidades de estimular a sua sensibilidade. É a descoberta que importa.
Na parte do Teatro, partiremos do que foi exercitado na parte anterior e trabalharemos a criação do actor, a comunicação com uma plateia, situações e acções. Aqui é a resolução de problemas no jogo teatral que interessa. Depois da descoberta é a eficiência que importa.

Conteúdos:
No workshop abordaremos os seguintes problemas:
Como estar descontraído
Como desenvolver um corpo expressivo
Como projectar a voz
Como memorizar texto
Como improvisar

Duração: 2 horas por sessão (total 4 horas)

Data: 27 e 28 de Março respectivamente Quinta e Sexta-feira e sábado, das 20h às 22h

Local: Associação Cultural Mutantes

Requisitos:Sapatilhas, Roupa de desporto quente

Idades: > 16 anos



Sem comentários: